0

Banho de sol... vida, energia e saúde. Um relax à beira-mar, piscina ou cachoeira, em um dia ensolarado é muito agradável. Porém, certos cuidados são fundamentais para que esta atividade saudável não se torne um desastre mais tarde. Saiba como e cuide-se.
A pele é composta de três camadas diferentes: hipoderme, derme e a epiderme. Todas possuem um função. A hipoderme regulariza a temperatura do corpo, protege contra agressões (como golpes ou pancadas, pois abriga o tecido gorduroso) e é a mais profunda dentro da pele. Logo em seguida vêm a derme que se compõe de densa rede de tecido conjuntivo vascular. Acima dessa camada cutânea está a epiderme, a que tocamos ao tato e está à mostra. Nela encontra se as células produtoras de melanina, que proporcionam pigmentação à pele.
A melanina responsável pelo bronzeado, é uma espécie de barreira contra o excesso de radiação solar no organismo. Contudo, esta reação varia de pessoa para pessoa. Quem possui a pele mais escura, torna-se maior a defesa contra os efeitos prejudiciais dos raios solares. As pessoas que têm epiderme mais clara precisam tomar cuidados redobrados com os banhos de sol. A pele é mais sensível e podem sofrer com queimaduras. A tolerância aos raios ultravioleta os baseia-se na quantidade de melanina e na capacidade genética da pessoa em produzir esse pigmento após um banho de sol.

Cuidados básicos:
Protetor solar ideal ao tipo de pele
Classificando a tolerância à exposição ao sol, na primeira meia hora, veja qual é seu tipo de pele:

Tipo um - pessoas claras que queimam facilmente e nunca bronzeiam. Precisam de FPS alto (30) e proteção diária, durante o dia.

Tipo 2
- é um tipo de pele que antes fica queimada para depois se bronzear. Precisa de proteção forte e (20) no início, depois o FPS pode ser reduzido até 10.

Tipo 3
- é um tipo de pele com tendências à oleosidade. Bronzeiam-se com facilidade, mas também precisa de proteção, de preferência sem óleo. Queimam moderadamente, baixando o FPS de 15 para 6.

Tipo 4
- é um tipo de pele mais resistente e escura. Bronzeiam-se com facilidade raramente se queima. Precisa de proteção, com FPS baixo e sem um óleo. Também deve bronzear-se aos poucos.
* aplique protetor solar a cada 2 horas depois de entrar na água.
* tome banho de sol antes das 10 horas e depois das 16 horas.
* evite se expor ao sol entre 11 e 17 horas. Neste período os raios ultra violetas (a luz quente brilhante enviada pelo sol) recaem diretamente sobre a terra.
* não fique exposta ao sol como se fosse um jacaré. Movimente-se passei ande... assim obterá um bronzeado uniforme.
* use proteção nos olhos, saindo sempre de óculos escuro ao se expor ao sol.
* guarda-sol também é super importante para quem quer se bronzear sem prejudicar a pele.
* modere a exposição ao sol, se você tiver mais de 35 anos. Bronzei-se nas primeiras horas do dia.
* mesmo com tempo nublado os raios ultra violetas penetram na pele. Use um creme protetor e filtro solar.
* proteja sempre e a toda hora as partes mais sensíveis do corpo . Rosto, lábios, peito, ombros, nádegas e mãos.
* a hidratação do corpo deve vir de dentro para fora. Beba bastante água para manter o organismo em forma e também dar elasticidade à pele.
* evite problemas de contaminação: nunca se deite ou se sente diretamente sobre a areia. Use esteiras ou toalha seca.
* cuidado: alguns medicamentos, quando ingeridos por um período prolongado (calmantes, antibióticos, ante diabéticos e diuréticos) são fotossensibilizantes, quer dizer, reagem em presença do sol causando grandes reações alérgicas.
* crianças até os 3 anos não devem ser expostas diretamente. Mantenha-as sob o guarda-sol protegidas com FPS 34 ou 15, camisetas e bonés.

Therezinha A.D.Medeiros

WWW.OATALAIA.COM

Postar um comentário

 
Top