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A hora de brincar é muito mais do que o momento de recreação para os pequenos e deve fazer parte da rotina de educação e do tempo da criança. Ela diverte, estimula convívio com outras crianças, dá noções de ganhar, perder, frustração e sugere situações do dia-a-dia. Cada fase do desenvolvimento requer brincadeiras específicas e que vão estimular a criança.


"A brincadeira desenvolve aptidões físicas, mentais e emocionais. Uma infância estimulante, com brincadeiras apropriadas a cada etapa de desenvolvimento contribuem para a formação de uma personalidade íntegra e completa, fato que ocorre até os seis anos de idade. Isso feito em um ambiente adequado e motivador estabelecerá a qualidade de experiências que serão vividas pela criança", diz a pedagoga Karen Kaufmann Sacchetto, da Escola São Gabriel, em São Paulo.

Além disso, as brincadeiras lúdicas colocam a criança em contato com os sentimentos, o que a faz amadurecer e colabora em experiências da vida adulta. Algumas brincadeiras que envolvem o meio ambiente tornam a criança ativa e criativa. A coordenação e o físico das crianças também é desenvolvido através do corre-corre, saltos e pulos.

Apesar dos benefícios, os pais devem ter cuidado ao aplicar um jogo ou brincadeira. "Eles devem ser escolhidos e pesquisados com critério e dedicação para que seu real objetivo não se perca. Para as crianças, é brincadeira, recreação e diversão. Mas o educador deve sempre ter em mente o objetivo a ser alcançado", diz a pedagoga.

A hora de brincar, quem diria, traz desenvolvimento social, emocional, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésico, lógico-matemático, musical, lingüística, espacial-visual, e pictórico.


::Redação Terra
Fonte e foto

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