Follow by Email

0






















Para que um exercício seja bem aceito pelo grupo, faça-o de uma maneira divertida, com muita animação. Peça que todos venham com roupas a vontade e comece com alguns exercícios de alongamento para esquentar o corpo...

BATERIA DE ENSAIO N° 02




Exercício 01 - EXPRESSÃO VOCAL

Este exercício se faz também em aulas de canto, usamos para corrigir a dicção dos atores, é ótimo para o 'desenrolar' da língua.
Repetir rápida e lentamente, alto e baixo, frases como:

- O tamborineiro tamborilava em seu tamborim.
- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.
- O vestidinho de bolinha da Lucinha era bonitinho e sem preço.
- Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.
- O conglo conglomerava no congo.


Exercício 02 - ESTÁTUA

Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado nas dramatizações

Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal, ele paralisarão com expressão facial e corporal sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desanimo, desprezo, etc, estes sentimentos ao seu sinal, você irá falar. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo olhe e observa a expressão do outro, e você analisa junto o que faltou, o que melhorou, etc.


Exercício 03 - ESPELHO

Objetivo: Adquirir o engrossamento do grupo nas cenas

Cada componente do grupo escolherá um parceiro, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, etc. simultaneamente. Depois o espelho passará a ser comando e o comando espelho.


Exercício 04 - MÍMICA 1

Um ator vai ao palco e conta, em mímica, uma pequena história. Um segundo ator observa enquanto que os outros três não podem ver. O segundo ator vai ao palco e reproduz o que viu, enquanto os outros dois não vêm: só o terceiro. Vai o terceiro e o quarto o observa, mas não o quinto. Vai o quaro e o quinto o observa. Finalmente vai o quinto ator e reproduz o que viu fazer ao quarto.
Compara-se depois o que fez o primeiro: em geral, o quinto já não tem nada mais a ver com o primeiro. Depois, pede-se a cada um que diga em voz alta o que foi que pretendeu mostrar com a sua mímica. Este exercício é divertidíssimo.

Variante: cada ator que observa tenta corrigir aquilo que viu. Por exemplo: imagina que o ator anterior estava tentando mostrar tal coisa, porém que o fazia mal - dispõe-se então a fazer a mesma coisa, porém bem - eliminando os detalhes inúteis e acentuando os mais importantes.


Exercício 05 - MÍMICA 2

Sentados em circulo, em silencio total, o primeiro participante criará com as mãos um objeto, ou animalzinho, que será passado ao componente mais próximo, que ao receber o presente observando bem do que se trata, transformando-o em uma outra coisa qualquer, passando adiante e assim sucessivamente.
As criações serão recebidas em todo seu aspecto, ou seja: peso, consistência, cheiro, etc.
Depois de todos terem feito o exercício, cada um devera responder o que recebeu de seu colega.
Objetivo: Entre outros tornar ágeis as mãos para que em uma representação que exija o uso de um copo por exemplo, a personagem poderá mostrá-lo de modo invisível tornando a cena bem mais criativa.


Exercício 06 - RELAXAMENTO

Todos estarão sentados confortavelmente, em absoluto silencio, numa sala pouco iluminada e com um som ambiente, serão seguidos os movimentos indicados pelo líder.
a) Todos deverão sentir os dedos e as plantas dos pés, relaxando-se ao máximo. Respirar profunda e suavemente.
b) Afrouxar os músculos das pernas e joelhos.
c) Fazer o mesmo com o abdome, imaginando ainda que uma grande suavidade envolve os órgãos digestivos.
d) O mesmo com o tórax, os ombros, e a nuca mais demoradamente.
e) Amolecer os braços as palmas das mãos e os dedos.
f) Relaxar o couro cabeludo, e tirar do rosto qualquer ruga de preocupação
g) Imaginar um lugar lindo e tranqüilo, como um amanhecer no campo.
h) Pedir a todos que bocejem e se espreguicem lentamente como gatos.

Em exercício de relaxamentos, coloque uma música, e você pode encerrar com uma oração, pois o clima estará bem favorável.


Exercício 07 - CENA DE NOVELA

Grave uma cena de uma novela, uma cena onde há até 3 personagens (claro que você será prudente ao escolher a cena).

a) Reunido com o seu grupo, você irá fazê-los ouvir a cena, não assistir, apenas ouvir, na cabeça deles tentarão imaginar, como é a cena, o exercício é que eles deverão representar a cena, depois de todos os grupos terem apresentado, você irá assistir com eles e comentarão sobre o que cada um representou.

b) Uma outra forma é, você entregará a cena escrita em um papel, onde eles terão que decorar as falas e representá-la. Neste exercício dará para perceber os defeitos de representação, onde cada um pode melhorar.


Exercício 08 - PERSONAGEM TÍPICO

Marque uma data onde cada um deverá representar um personagem típico do Brasil, com todas as características, seja nas vestimentas, costumes, falas. este exercício ajuda o ator se descontrair e a vencer suas barreiras em palco.


Exercício 09 - MONÓLOGO

Dê como uma lição de casa onde cada um terá que representar um monólogo, criado por ele. Este exercício pode revelar grandes escritores.

Fonte: Monte Sião

Postar um comentário

 
Top