0


Estudo de Célula para Crianças n° 024

Recepção: Recepcionar as crianças, diga que estava com saudades, conheça os visitantes. Pergunte como foi a semana que elas tiveram. Ore e abençoe cada um dos presentes, suas famílias e pelos que faltaram. Durante a oração da cadeira vazia peça que cada um cite o nome de um amigo que irá convidar para ocupar este lugar na próxima semana.

Louvor: cante e louve a Deus (sugestão: “Esconde-esconde” nº 8 Crianças Diante do Trono)

Oferta: Mt 13:1-9. Depois de contar a parábola do semeador, comente com as crianças sobre a importância de semear para Deus e que às vezes temos desperdiçado nossas sementes em lugares e com coisas que não nos trazem bons frutos. (cite doces em demasia, locação de filmes de violência ou terror, compras desnecessárias, etc) Semeando no reino de Deus é como a semente que caiu na terra fértil e multiplica a 100, 60 e 30 por um, de acordo com seu coração.

Quebra gelo: Em nossa celebração falamos de um novo tempo, o tempo de romper! Muito bem! Já vencemos o medo e o sentimento de solidão. Já sabemos que temos um amigo fiel, Jesus Cristo, que está todos os momentos ao nosso lado, que nunca nos deixa só e n'Ele podemos confiar.

Mas existe outra situação em nossas vidas na qual nós precisamos de alguém ao nosso lado para nos incentivar, dar palavras de ânimo e vida. É quando nos sentimos desistidos. Você conhece essa sensação? Feche os olhos e imagine uma montanha muito alta, você para chegar neste lugar teve que andar muito e está cansado por tanto esforço e, quando olha no mapa, ainda precisa transpor esta montanha alta, para chegar no seu alvo. Sem forças de subir você olha para o tamanho da montanha e... dá vontade de? (para célula com crianças pequenas, peça que desenhem a situação antes de comentarem)

É nesta hora quando sentimos que não vale a pena continuar, que já perdemos a batalha e não queremos mais seguir em frente. Estamos desistidos. Ficamos igual ao jogador que já perdeu a partida antes mesmo de entrar em campo. E a única coisa que queremos é voltar para casa, entrar em nosso quarto, fechar a porta e, de preferência, não ver e não falar com ninguém. Você já passou por essa experiência? (ouvi-los)

Texto-base: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição;” Hebreus 10:39

Comentários: Desistir diante de alguma situação pode acontecer de várias maneiras: quando vamos fazer uma prova e achamos que não temos condição de passar; quando vamos enfrentar uma competição e nos sentimos incapazes de competir com os outros; quando as nossas células parecem que não crescem e nos sentimos incapazes de ser líderes de êxito; quando há uma enfermidade e pensamos que não há cura; e tantas outras situações que aparecem no nosso dia-a-dia.

A vontade é cruzar os braços ou procurar um lugar onde nós possamos nos esconder. Mas, não fique triste! Você não é o único a sentir essa sensação de fracasso e é impulsionado a desistir. Muitos homens de Deus também tiveram a mesma experiência.

Josué, quando foi chamado por Deus para levar o povo à Terra Prometida, substituindo Moisés, também se sentiu abalado e desconfiado da sua capacidade, mas Deus lhe disse: “Tão somente sê forte e mui corajoso. Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:7,9).

Elias também foi um grande homem de Deus, um profeta destemido, que enfrentou os sacerdotes de Baal, até que um dia essa sensação de derrota se abateu sobre ele. Elias fugiu para o deserto, pedindo para morrer e se escondeu em uma caverna (I Reis 19). Ali o Senhor o encontrou e lhe perguntou o que fazia, mandando-o voltar para cumprir a obra que Ele lhe tinha dado.

Jesus, nosso amigo fiel, disse aos seus discípulos que no mundo nós teríamos aflições, mas que nós tivéssemos bom ânimo, porque Ele havia vencido o mundo. Além disso, prometeu-nos que estaria conosco todo o tempo. Isso quer dizer que também quando estamos com vontade de desistir de tudo, Ele está ao nosso lado.

Duas grandes amigas de Jesus passaram por um momento muito difícil, quando seu irmão morreu. Sabe quem são? Isto mesmo, Marta e Maria, irmãs de Lázaro (João 11). Para elas não havia mais solução. Lázaro já estava morto e não havia mais o que fazer. Mas Jesus ressuscitou a Lázaro, devolvendo a elas a alegria de ter o irmão novamente com elas.

Os discípulos de Jesus também se sentiram desistidos, quando Jesus morreu na cruz. Mas ao terceiro dia ele ressuscitou e voltou para os Seus discípulos para trazer-lhes ânimo, e em João 20:20 a Bíblia diz que eles se alegraram ao ver o Senhor.
Você está com vontade de desistir e se esconder? Há um convite para você: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei” Mateus 11:28. Venha! Seu melhor amigo espera por você, para lhe mostrar que a vitória é sua e nada nem ninguém pode tirá-la, se você estiver caminhando com Jesus. Amém?

Oração: Vamos agradecer a Deus porque Ele alivia de toda aflição e mais, nos capacita e fortalece para vencermos as batalhas. Ore confirmando Jesus como Senhor e Salvador das crianças.

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS


Fonte: Monte sião


http://i148.photobucket.com/albums/s18/auricola/015.gif

Postar um comentário

 
Top