Follow by Email

1


Estudo de Célula para Crianças n° 015


Textos-base: Gn 2:15


"Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden, para o cultivar e o guardar". (Gn 2:15)
Vimos, no estudo anterior, sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e á Sua semelhança e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que tenhamos o mesmo caráter de Jesus, sendo seus imitadores em tudo.

O 2º princípio que vamos conhecer é: Mordomia

O que é Mordomia? É administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos dá: roupas, brinquedos, livros, alimento, família, estudo, etc.

Antes de Deus criar o homem, preparou toda a Terra para recebê-lo, assim como uma mãe prepara o berço, as roupinhas, o quarto, para um bebê que vai chegar. Deus preparou a alimentação, a segurança, tudo o que o homem precisava para viver na Terra. Depois de tudo pronto, criou o homem, obra prima da Sua criação, e o colocou no Jardim do Éden, local que Ele preparou com todo carinho para receber a Sua imagem e semelhança. E, como o proprietário de todas as coisas no Universo, Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar de tudo o que ali havia, para cultivar e guardar a terra que havia sido preparada para ele.

Essa mesma responsabilidade de cuidarmos daquilo que nos foi dado, é dada a cada um de nós.
» A responsabilidade de preservarmos a natureza, de não poluirmos o meio ambiente, não jogando lixo nos rios ou nas ruas, nem destruindo as plantas ou matando animais.
» A responsabilidade de administrarmos o nosso tempo, usando-o da melhor maneira possível, sem desperdiçá-lo com coisas que não são importantes. Devemos priorizar o tempo com o Senhor. Você já ouviu muita gente dizer que não tem tempo para orar ou ler a Bíblia, pois sempre tem muita coisa para fazer, não é mesmo?
» A responsabilidade de cuidar das coisas que recebemos: roupas, brinquedos, livros, sapatos, dinheiro, etc. Nada é de graça! Tudo tem um preço, que, às vezes, é muito caro. Não podemos estar desperdiçando, estragando, jogando fora. É preciso cuidar com amor do que é nosso, pois um dia podemos precisar e não ter.
» A responsabilidade de cumprir as tarefas que nos são dadas. Por exemplo: os trabalhos da escola não devem ser feitos pelos pais ou por qualquer outra pessoa, mas por você mesmo. Essa responsabilidade é sua. É você quem está estudando, aprendendo, e não eles. Assim também devemos proceder com as tarefas de casa: guardar as roupas, arrumar os brinquedos, colocar os sapatos no lugar, ajudar a varrer a casa, o quintal, lavar a louça. Todas essas atividades são, também, nossa responsabilidade, pois vivemos juntos em casa. Então, uma casa limpa, arrumada, organizada, é muito mais gostosa do que uma casa suja, desarrumada, certo?

Deus sempre nos dá o melhor, mas também nos dá a responsabilidade de cuidarmos daquilo que Ele nos deu. Somos mordomos d'Ele. Precisamos entender isso e cumprirmos a nossa parte. Se quisermos o melhor, precisamos trabalhar para isso. Se formos fiéis ao Senhor, Ele nos suprirá em tudo, segundo as Suas riquezas em glória, amém?


Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Fonte: Montesião



http://i148.photobucket.com/albums/s18/auricola/015.gif

Postar um comentário

 
Top