0







Estudo de Célula para Crianças n° 044


Recepção: Receba com muito carinho as crianças, conheça os visitantes, incentive a trazerem amigos. Peça a uma das crianças que ore agradecendo a Deus e abençoando cada um dos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e por 3 amigos.

Louvor: Adore a Deus com alegria e dança.

Oferta: Pv. 3:9-10 "Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar."

Quebra Gelo:
Você já recebeu de alguém um chamado ou uma ordem para cumprir? E qual foi sua reação? Mas do que depressa correu para atender o chamando e cumprir a tarefa sem saber nem como iria fazer, ou arrumou um jeito de se esconder para fugir da obrigação.

Introdução: Nós já vimos o que acontece quando somos fiéis e obedientes a Deus ao estudarmos sobre Daniel e seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Hoje vamos ver o que acontece quando não obedecemos ao Senhor.

Você já ouviu falar de um homem chamado Jonas? Jonas teve uma experiência tão profunda com Deus que sua história ficou registrada, para sempre, na Bíblia no livro Jonas. Vamos conhecê-la?

Contando a História: (SUGESTÃO: Faça os personagens e o cenário desenhados e peça seu líder em treinamento para ir movimentando, por trás de um pano, de acordo com a narração )

Um dia Jonas recebeu de Deus uma missão: ir à cidade de Nínive para alertá-los sobre a vida de pecado em que viviam. Mas Jonas não quis obedecer à ordem de Deus. Comprou uma passagem em um navio e fugiu para a cidade de Társis.

Mas, como nada escapa aos olhos do Senhor (Pv 15:3), Ele viu a fuga de Jonas no navio e mandou uma grande tempestade. Os marinheiros daquele navio ficaram apavorados, clamavam ao deus deles e jogavam toda a carga que havia ao mar para aliviar o peso, pois a embarcação estava prestes a afundar.

Jonas, porém, estava no porão, dormindo. O mestre do navio o encontrou e perguntou-lhe como conseguia dormir naquela situação. E, como era de costume, os marinheiros começaram a tirar sorte para saber de quem era a culpa de estarem naquela situação. A sorte caiu sobre Jonas, então lhe perguntaram o que fizera, de onde vinha, qual era o seu povo. Ele respondeu-lhes ser hebreu e temer ao Senhor Deus, criador do céu e da terra. Os homens, então, ao saber que ele havia fugido da presença de Deus, resolveram lançá-lo ao mar e o mar cessou a sua fúria.

Mas Deus não desiste dos seus planos e enviou um enorme peixe que engoliu Jonas e ele esteve três dias e três noites dentro da barriga do peixe. Nesse período o profeta reconheceu o seu erro, orou e se dispôs a obedecer a ordem que o Senhor lhe havia dado. Assim, Deus fez o enorme peixe vomitar Jonas em terra.

Jonas, então, foi a Nínive e, em um só dia, percorreu a cidade proclamando a mensagem que Deus lhe havia mandado. Os ninivitas creram em Deus e o rei proclamou um jejum em toda a cidade. Deus, então, teve misericórdia do povo e não destruiu a cidade, conforme havia dito antes.

Mas Jonas ficou irado com a misericórdia de Deus e fez uma oração (Jn 4:2,3) em que pedia para morrer pois ele não aceitava a decisão do Senhor de não ter destruído Nínive.

O Senhor, então, lhe deu uma grande lição de amor. Fez nascer, próximo à barraca de Jonas uma árvore que cresceu rapidamente e dava sombra sobre a cabeça de Jonas. Aparecendo o sol, o Senhor mandou um bicho que matou a árvore e ela secou. Ao nascer o sol, novamente, seus raios queimavam a cabeça de Jonas e ele novamente se irou com Deus, desejando morrer porque a sua árvore havia morrido. Disse o Senhor a Jonas: Tu estás assim por causa de uma árvore, que tu não plantastes e nem cuidastes, que nasceu numa noite e na outra morreu? Em Nínive há mais de 120 mil pessoas que ainda não têm discernimento das coisas. Não havia Eu de ter compaixão delas? (Jn 4:10,11).

Conclusão: Guarde bem no seu coração essas lições:

1. Quando não obedecemos a Deus, atraímos maldição sobre nós.

Onde você anda se escondendo de Deus?As vezes damos muitas desculpas para não ir a célula ou até mesmo para a igreja. Naquele momento estamos nos escondendo de Deus e dando brecha para o inimigo das nossas almas com uma mentira, nesta hora enganamos aqueles que nos convidam, mas a Deus não. Hoje Deus te convida a sair do seu esconderijo, obedecer e aceitar o Seu chamado! Quem aqui deseja obedecer e seguir ao Senhor?

2. Deus sempre nos dá uma chance para nos arrependermos e voltarmos para Ele.

Jonas foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe. Essa foi a conseqüência do pecado da desobediência dele a Deus; quando desobedecemos a Deus vivemos em pecado e sofremos as conseqüências, mas Deus nos dá a oportunidade de arrependimento. Não importa o que tenhamos feito, Ele quer nos perdoar. Jonas se arrependeu, clamou a Deus e foi atendido. Assim como Jonas, você também pode ser perdoado. Não perca a chance de ser nova criatura em Cristo "pois se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo."

3. O amor de Deus não tem fim e a Sua misericórdia dura para sempre.

Qual é a sua escolha? Obedecer ou sofrer? Jonas esteve por três dias na barriga do peixe. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo também esteve sepultado por três dias, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou, para que você também tivesse a vida eterna.

4. ELE NUNCA DESISTE DE NÓS! Isso não é tremendo?
Seja fiel! Vale a pena.
Aceite a Jesus agora e receba Dele a sua salvação.

Atividade: Disponibilize material variado e distribua folha para as crianças. Peça que elas montem o cenário da parte da história que mais gostou (pode ser em grupo) e depois explique para os demais.

Partir do Pão: Como filhos de Deus vamos compartilhar este momento juntos? Peça para uma das crianças orar agradecendo a Deus, abençoando o lanche e pela oportunidade da comunhão


Para colorir - CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTAR E IMPRIMIR:





Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS


Fonte: Monte Sião

Postar um comentário

 
Top