0

LUCAS 1.1-4

Igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de
tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma
exposição em ordem. (Lc 1.3.)

A tua Palavra escondi em meu coração
Para não falhar, para não pecar,
Para não ultrapassar o caminho então.
O seu poder, para me proteger, só vai valer
Se eu a ler, e meditar, e ruminar, e me deleitar em obedecer.
Lucas era um médico gentio, de cultura grega, talvez nascido em Antioquia.
Converteu-se ao cristianismo e tornou-se fiel companheiro do apóstolo Paulo.
Empreendeu uma tarefa maravilhosa para nós, os cristãos deste século. Ele narrou o
evangelho, as “boas notícias” de salvação, paz, perdão e vida eterna para o mundo inteiro.
Esse evangelho estava todo contido na vida e no ministério de Jesus de Nazaré.

E Lucas pesquisou, buscou as fontes e entrevistou as testemunhas oculares dos fatos
a respeito da vida de Jesus. Esteve em Jerusalém, como podemos ler em Atos, juntamente
com Paulo. Conheceu pessoalmente a Marcos, o que escreveu o primeiro
evangelho de Jesus Cristo. Tomou muito do que ele escrevera em sua própria narrativa
da vida do Mestre. Lucas é tido como um excelente historiador, pelas minúcias e
colocações dentro do tempo e do espaço do desenrolar da História.

Seu prefácio, entretanto, nos diz que ele endereçava seus livros a Teó? lo.
Quem seria esse Teófilo? Uma personagem real? Ou um nome fictício para o
leitor dos livros de Lucas? O nome Teófilo significa “amigo de Deus”. E, realmente,
os amigos de Deus se interessam pela vida de seu Filho. Preocupam-se
em saber como começou a Igreja cristã, e quais foram os seus primeiros passos
diante do mundo inteiro, descritos no livro de Atos do Apóstolos.

Jesus chamou seus discípulos para o seguirem. E seguir Jesus significa
tornar-se um com ele. Tornar-se também filho de Deus. Significa tornar-se
“amigo de Deus”, um “Teófilo”. E a Bíblia foi escrita para os que amam a
Deus e para revelá-lo aos que o estão procurando.
Você já conhece Jesus? Você é um Teófilo?

Pai, eu quero mais e mais de Cristo e de seu amor. Conhecê-lo
em plenitude e encher-me do teu Espírito Santo cada dia mais.
Eis-me aqui, como um vaso para ser transbordante da tua
mensagem gloriosa. Encha-me. Amém.

Postar um comentário

 
Top