Follow by Email

0








ILUMINAÇÃO CÊNICA

É um prazer poder falar um pouco sobre luz cênica ainda mais se tratando de um público cristão, irmãos, família. Gostaria de lembrar que toda arte agradável e equilibrada foi criada por Deus. Sabemos que Satanás a distorce, mas nosso dever é trabalhar para a restauração da arte e utiliza-la para a glorificação do nome de Jesus Cristo.

Quando falamos de iluminação cênica, falamos sobre uma arte que requer muito estudo como a música, a cenografia, etc. A iluminação quando trabalhada com seriedade e profissionalismo pode criar ambientes e modifica-los. Com um mesmo cenário base podemos representar ambientes opostos, apenas com uma mudança na iluminação. Portanto, ao entender o tamanho potencial da iluminação e preciso buscar um profissional habilitado para que, com acesso aos equipamentos necessários, possam ser alcançados os objetivos da luz no espetáculo. Antes de qualquer coisa é necessário saber o objetivo da luz no espetáculo. O projeto de iluminação pode mudar completamente dependendo se o evento será filmado (gravação de dvd), se a expressão do rosto do artista deve ser captada pela platéia (muito necessário para a dança, apresentações teatrais e palestras), se existe a necessidade de quantidade e qualidade de efeitos produzidos pela iluminação (shows), etc. Ou seja, tudo depende do objetivo.

Cada refletor tem sua razão e importância. Sua posição, efeito produzido, ângulo de abertura, recorte da luz, distribuição da luz, etc. Gostaria de apresentar alguns equipamentos muito utilizados em teatros, shows e auditórios:

- Refletor Par

PAR significa Parabolic Aluminized Reflector. É um refletor completo pois, possui sua lâmpada, espelho e lente em um único conjunto selado. O espelho onde a luz é refletida, não sofre intempérie, não suja, não arranha, não embaça, não oxida, fazendo com que o brilho e a distribuição do fluxo luminoso se mantenha inalterado até o fim da vida da lâmpada.
Existem vários tipos de lâmpadas PAR, por exemplo: PAR20, PAR30, PAR36, PAR38, PAR56, PAR64, etc. O número que vem após as letras é equivalente ao diâmetro do espelho parabólico. As PAR64 também podem ser encontradas em focos diferentes:

PAR64 - foco 1 (vidro liso e transparente), abertura pequena;
PAR64 - foco 2 (vidro pontilhado), abertura média;

PAR64 - foco 5 (vidro entrelaçado), abertura grande.

- Refletor Elipsoidal

São muito utilizados em teatros e em todo tipo de evento onde seja necessário um rigoroso controle da luz. É o refletor mais complexo do mercado onde o iluminador pode controlar o ângulo de abertura, foco e fazer o recorte. Funciona de forma semelhante ao canhão seguidor só que em uma versão fixa onde o ponto iluminado é previamente determinado.

- Refletor Fresnel

Tem como objetivo distribuir a luz de forma que tenha um bom ângulo de abertura com bordas suavizadas. É utilizado quando se tem a necessidade de banhar de luz um local de forma suave. Além de ser utilizado em shows e teatros é muito requerido quando existe uma preocupação maior com a filmagem, lembrando apenas que, apesar da possibilidade de utilização de bandors, a luz é bem distribuída podendo prejudicar a visualização de telões por exemplo.

- Refletor Plano Convexo (PC)

Tem a finalidade de iluminar destacadamente um local de forma semelhante ao elipsoidal, mas sem a sua precisão.

Existem muitos outros tipos de refletores. O importante é que o iluminador ou lighting designer saiba o tipo de refletor a ser utilizado em cada situação e a forma de utilização. Também é importante saber utilizar os acessórios como: bandors, gelatinas difusoras, gelatinas coloridas, etc.

O trabalho de iluminação cênica é muito mais que clarear um lugar, é dar vida a este lugar de forma que a mensagem transmitida pelo show, teatro, palestra, etc, seja corretamente recebida pela platéia. A iluminação mexe com um de nossos sentidos; a visão, por isso deve ser compreendida sua importância em um evento, levando em consideração o poder em que nela existe de influenciar.

Em nosso caso, podemos explorar os aspectos mais positivos da iluminação de forma a honrar nosso Deus e contagiar o público transmitindo as Suas verdades.

Um grande abraço e fiquem na paz de Jesus Cristo

Paulo Henrique Iglesias

Lighting Designer

Info:

Paulo Henrique Iglesias é produtor de eventos a 8 anos e lighting designer.

Mais informações de seus trabalhos em:

http://promoshow.tripod.com

promoshow@gmail.com

msn: promoshow@gmail.com

Tel. (21) 9104-3885


Fonte: Teatro Evangélico

Postar um comentário

 
Top