Estudo de Célula para Crianças n° 034
Você gosta de festa? Deus também gosta! Nosso Deus é um Deus festeiro. No livro de Levítico, no capítulo 23:1-44, o Senhor fala das Festas que Ele quer que celebremos. Essas Festas são ordens sagradas do Senhor, declaradas como estatuto eterno. Ele as chama de Festas Fixas ou Eternas.
Em Levítico 23:2, Ele diz a Moisés: “fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações...”
O que é uma Convocação? É um chamado, um convite especial. Então, as Festas Bíblicas são um convite santo para nos alegrarmos com o Senhor.
E quem deve participar destas Festas? Todos aqueles que amam a Deus e querem obedecer aos Seus princípios. Eu quero! E você? Se quiser também, venha conhecer algumas destas Festas tão importantes para o Senhor.
1. O Sábado (Lv 23:3)
A Festa do Shabat é celebrada toda semana, ao sétimo dia (sábado). Nele devemos parar com todas as nossas atividades e adorar ao Senhor. Shabat em hebraico significa descansar, cessar algo que se estava fazendo, repouso. O sábado é um convite a reconhecer a soberania de Deus e é um sinal da aliança de Deus com o homem (Ex 31:16,17; Ez 20:12).
Em Êxodo 20:8-11, o Senhor diz que o sábado é para ser santificado, isto é, consagrado ao Senhor. Cada semana que observamos o shabat, estamos nos aproximando mais de Deus e reconhecendo que separaremos o que é santo do que é profano (Ez 44:23).
2. A Páscoa (Lv 23:4-8)
Páscoa, em hebraico, quer dizer “passagem ou passar por cima” . É uma comemoração muito importante para os cristãos, pois é sinônimo de libertação (Ex 12:11,42; Dt 16:3).
Sua instituição foi ordenada por Deus e em Êxodo 12, versículo 14, Ele diz que deve ser celebrada por estatuto perpétuo, isto quer dizer que é eterna e lembra a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, para a terra prometida, Canaã.
Hoje, para nós, essa festa tem um novo significado. Ela lembra o sacrifício da Cruz, onde Jesus, o Cordeiro de Deus, entregou Sua vida em sacrifício por nós, libertando-nos da escravidão do pecado e nos dando a vida eterna.
3. O Pentecostes (Lv 23:15-25)
Também chamada de Festa das Colheitas ou ainda, Festa das Semanas. Como os israelitas viviam basicamente da agricultura, a colheita era um momento de grande alegria; esta festa acontece exatamente no período da colheita da cevada ou do trigo.
Depois da ressurreição de Jesus, Seus discípulos estavam reunidos, durante o dia da festa de Pentecostes, em Jerusalém, quando foram batizados com o Espírito Santo (At 2) e começaram a falar em várias línguas. Este fato simboliza para a Igreja o início da grande colheita de vidas para o Reino de Deus pois, só naquele dia, 3.000 pessoas se converteram e aceitaram a Jesus.
Guarde estas festas no seu coração e, na próxima semana, conheceremos as outras.
Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Fonte: Monte sião
Postar um comentário