0


Estudo de Célula para Crianças n° 022


Recepção: Receba com alegria seus discípulos, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos. Ore e abençoe cada um dos presentes, suas famílias e pelos que faltaram. Durante a oração da cadeira vazia peça que cada um cite o nome de uma amigo que gostaria de ver sentado neste lugar na próxima semana.

Instrução de quebra gelo e ambientação:
Prepare previamente o CD “O tempo” do Oficina G3 música n°1 ou outra que demonstre suspense;
Peça que todos fechem os olhos e prestem atenção na música como se estivesse nela, vivenciando aquela situação.
Cada um conta o que sentiu ou a cena que visualizou ao escutar a música.

Dinâmica: Peça um voluntário para participar de uma história sinistra que você irá contar... Diga que ele tem que ser muito corajoso (a). Coloque um pano escuro sobre ele ou saco preto e peça que feche os olhos e abra os braços, pois ele representará uma árvore seca numa floresta sombria (tudo isso somente para dar um impacto a todos os participantes). Sugestão: Colocar o CD “O Segredo” do Fruto Sagrado música n°11 (o vale das sombras) e começar a contar lentamente uma história assustadora. Esta música tem apenas 32 segundos, ficar atento, pois assim que terminar, mesmo em qualquer parte da história, dar um grito e segurar nas pernas da criança que representa a árvore. Neste momento provavelmente todos gritarão e se assustarão, até ver que não foi nada e caírem de rir.
Pergunte o que eles sentiram ou acharam que era, ou mesmo porque gritaram? Deixe que se expressem a vontade antes de introduzir o conceito de medo.

Comentários: - O que é medo? É uma sensação de perigo, pavor, receio, susto, causada por algo ou por alguma situação que nos deixa com um sentimento de incapacidade, de que não vamos conseguir vencer.
O medo é um aviso de perigo, para que tomemos cuidado com alguma situação ou alguma coisa, mas pode se tornar um grande problema em nossa vida quando se torna incontrolável. Alguém aqui tem algum medo incontrolável?

Texto-base: Vamos ler I João 4:18. Jesus, o Filho de Deus, nos ensinou que o maior exemplo de amor é dar a própria vida em favor de seus amigos. Mas Ele foi mais além, dando a Sua vida por todos os homens desta Terra, até por quem não acreditava n’Ele. O dicionário diz que amigo é aquele que é ligado a outra pessoa por amizade ou afeição. O amigo verdadeiro é fiel, é companheiro nas horas de alegrias, de tristezas, de enfermidades ou preocupações. Ele sabe quando o outro precisa de sua presença. Existem alguns momentos na nossa vida em que a presença do amigo de verdade nos conforta e ajuda. E um desses momentos é quando sentimos medo. Mas a Palavra de Deus diz que o verdadeiro amor lança fora o medo. Quem é o verdadeiro amor? Isso mesmo: Deus é o amor perfeito e verdadeiro. Assim quem está em Deus, quem o recebeu em sua vida como o seu Senhor, está no verdadeiro amor e pode lançar fora todo o medo do seu coração, pois sabe que agora quem dirige e governa a sua vida é o Senhor Todo Poderoso. Ele diz, em Sua Palavra, que Ele mesmo toma todas as nossas causas nas Suas mãos, dando-nos vitória. E por que Ele faz isso? Porque Ele sabe que o medo traz tormento, angústia e aflição para a nossa alma, impedindo-nos viver a vida com alegria e prazer. O medo é uma sensação natural, que nos previne que algo pode estar errado. Todos nós já passamos por momentos de medo em nossas vidas: da cair de ser assaltado, de perder alguém que nós amamos, de ser reprovado, de apanhar, etc.

Participação: Quando foi que você mais sentiu medo em sua vida? (deixem que todos exponham o seu maior medo).

Comentários: Isso é uma reação natural. Mas o medo pode se tornar pecado quando permitimos que ele cresça e pareça maior que o poder de Deus na nossa vida. Em apocalipse 21:8 o Senhor diz que os medrosos irão para o lago de fogo, isto é, não entrarão no reino dos céus, irão para o inferno. Puxa! Mas só por causa do medo? Não. Porque se deixamos que o medo nos domine, se mesmo aceitando a Jesus, somos medrosos, é porque não cremos no poder de Deus, não cremos que Ele pode nos salvar de qualquer situação, não descansamos n’Ele e se não cremos nisso, como entraremos no céu?

Conclusão: Quando estamos com medo, sentindo-nos em perigo, sentimos a necessidade de alguém conosco, para nos ajudar e nos proteger, não é verdade? Então eu tenho uma boa notícia para vocês: em nenhum momento você está sozinho. Jesus Cristo, o filho de Deus, nosso amigo fiel, nos fez uma promessa: “ ...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20b

Quebrantamento: Colocar o CD “verdadeiro amor” da Pra. Ludmila Ferber, música n° 2, pedir que fechem os olhos e falem para o Senhor sobre seus medos, peça perdão a Ele pelas vezes que você não confiou verdadeiramente no poder d’Ele para lhe guardar...
(ao final da música ministre) Em nenhum momento você está só. Lembre-se: Você tem um amigo fiel, que está todos os dias com você, toma-lhe pela sua mão, chama-lhe pelo seu nome e conhece as suas necessidades. Creia n’Ele e lance fora todo o medo para poder viver o Reino de Deus a começar daqui da Terra, amém? (Se houver visitante faça o apelo neste momento)

Oferta e Comunhão: Tem alguém aqui com medo de ser feliz? Feliz pode ficar a vontade, Deus gosta de nos ver felizes e alegres em Sua presença e na presença dos nossos amigos, por isso vamos compartilhar o prazer de entregar nossa oferta de uma forma diferente... Vamos dançar e se alegrar no Senhor enquanto trazemos a frente nossos dízimos e ofertas. (Tempo de festa – Diante do trono). Ore pelas ofertas.

Partilhar do Pão: Mais uma vez vimos como é bom ter amigos verdadeiros e fieis como nós que estamos sempre juntos... Quando temos amigos queremos partilhar com ele sempre o melhor, como quando ofertamos ao Senhor o nosso melhor. Assim também devemos partilhar com nossos amigos. Vamos hoje servir uns aos outros com alegria e na próxima semana eu proponho que cada um traga algo para compartilharmos no lanche, pode ser qualquer coisa que você tenha para dividir e acrescentar nesta mesa entre amigos, ok? Abençoe o lanche.

Sugestão de atividade para células que tenham muitas crianças pequenas.:
Brincar de cabra-cega, antes da Palavra para que exponham se sentiram medo.

Líder:
- prepare sua célula com antecedência (estudo e materiais necessários);
- se coloque em oração pela célula durante o dia.
- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.
- honre esse dia que o Senhor te deu.



Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS



Fonte: Montesião


http://i148.photobucket.com/albums/s18/auricola/015.gif

Postar um comentário

 
Top