Oração Inicial: Na hora indicada para começar a célula, convide aqueles que já chegaram a se colocarem em oração por quem ainda não veio. Faça uma roda e batalhe com as crianças em oração para a liberação no reino espiritual de todos os impedimentos aos colegas freqüentarem assiduamente as células (cite nomes dos membros ausentes). A cada um que chegar após este período, dê um brado de vitória em reconhecimento pela intercessão das crianças.
Encerre este período agradecendo a presença de cada um, apresentando a cadeira vazia e reafirmando as 3 pessoas por quem sua célula está orando.
Louvor e Oferta: Vamos então louvar com alegria, pois estaremos através dos cânticos agradecendo a Deus pela nossa vida. Depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.
Quebra-Gelo: Vamos nos dividir em dois grupos e fazer uma cabo de força. Após a brincadeira, levante alguns questionamentos como:
- Para o grupo que ganhou... "É bom ter vencido pela força?" " Será que é a força que nos dá a vitória?"
- Para o grupo que perdeu... " Qual o sentimento de ter pessoas mais fortes que vocês?" "Será que não ter a força nos faz perdedores?"
Introdução: Hoje nós vamos conhecer uma estória que nos responderá se é pela força que se vence as batalhas, por isso preste bastante atenção.
Contando a Estória: Você já ouviu falar sobre Sansão? Ele foi um líder levantado por Deus para livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus (Jz 13:5). Nascido de mãe estéril (mulher que não pode ter filhos), era nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe. Você sabe o que é nazireu? Pois bem, é alguém que não podia beber vinho nem outra bebida forte, não podia cortar o cabelo nem comer ou beber qualquer coisa que fosse derivado de uva, era consagrado ao Senhor e o Espírito de Deus era com ele. Porém Sansão, apesar de ser alguém tão especial, de ter sido levantado por Deus, era alguém desobediente, orgulhoso e não seguia as leis do seu povo.
Em Juízes 14:1-3 vemos que Sansão, apesar de saber que os filhos de Israel não podiam casar com mulheres de fora do seu povo, desobedeceu aos seus pais e casou com uma mulher do povo filisteu.
Sansão também era muito violento (Jz 14:19). Em uma ocasião matou 30 homens somente para tirar-lhes as túnicas para dar aos homens que haviam, com a ajuda de sua mulher filistéia, decifrado o enigma proposto por ele em seu casamento; tocou fogo em um milharal (Jz 15:4-8) e depois matou a milhares de filisteus somente por vingança.
Sansão era um líder que se deixava influenciar pelas más companhias e acabou se envolvendo com uma outra mulher, Dalila (Jz 16:19) que lhe trouxe a destruição e morte. Dalila o convenceu a contar qual era o segredo da sua força descomunal. Ao saber que seu segredo estava em seus cabelos que nunca foram cortados, ela conseguiu cortá-los e chamou os filisteus, seus inimigos, que o levaram preso, furaram seus olhos e o acorrentaram a uma roda de moinho.
Porém, o nosso Deus é maravilhoso e não desiste de nós nunca. Quando Sansão, já preso e cego, clamou ao Senhor para que cumprisse o Seu propósito de livrar Israel dos filisteus através da suas mãos, o Senhor o ouviu (Jz 16:29-31) e ele conseguiu derrubar as colunas do templo e matar todos os que estavam ali.
Conclusão: Você, criança, foi levantada por Deus para ser um líder de excelência, usada pelo Senhor para trazer luz aos cegos, liberdade aos cativos e cura para os povos. Por isso não pode se deixar influenciar pelas coisas do mundo e agir como Sansão, que era consagrado a Deus desde o ventre, mas se deixou contaminar pela rebeldia, violência, orgulho, cobiça, e, assim, perdeu a presença do Espírito do Senhor em sua vida, morrendo cego e desacreditado.
Você foi chamado para cumprir os propósitos, os sonhos de Deus na sua vida, para implantar e consolidar o Reino de Deus na Terra.
Lembre-se: você é um guerreiro do exército do Senhor Jesus. Seja fiel aos princípios da Palavra e você verá as grandes maravilhas que o Senhor fará através de você, porque a sua força não está no seu cabelo, nem na sua inteligência, nem na sua beleza ou riqueza, mas está no Senhor que o criou para seu um grande líder nesta Terra. Amém?
Atividade: Desenho de Sansão para pintar
Oração Final: Ore confirmando Jesus como Senhor e Salvador das crianças e encerre agradecendo pelo zelo e fidelidade de Deus conosco.
Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.
Líder:
- prepare sua célula com antecedência (estudo, louvores e materiais necessários);
- se coloque em oração pela célula durante o dia.
- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.
- honre esse dia que o Senhor te deu.
Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS
Fonte: MonteSião
Gostei muito e me sentir tocada por Deus de começar uma celula aqui em minha casa, pois tenho uma filha que esta entrando na adolecencia
ResponderExcluire gostaria de começar com ela esse trabalho.
como faço para começar uma celula?
lindo!....
ResponderExcluir